• Agenda

    agosto 2009
    S T Q Q S S D
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Categoria

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Páginas

  • Minas em Pauta no Twitter

Paiva, na Zona da Mata, realiza 4º Festa do Feijão e comemora colheita

Concurso de pratos típicos de feijão, apresentação de grupo folclórico e feijoada coletiva são algumas das atrações da 4º Festa do Feijão, de Paiva, na Zona da Mata. O evento será nesta sexta-feira (21), a partir das 18h, no Clube Municipal. O objetivo é comemorar a colheita do feijão e, por meio de concurso de pratos típicos, valorizar as receitas preparadas pelas mulheres da terra. A realização é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Prefeitura de Paiva.

O município de Paiva tem quase 100% da economia concentrada na pecuária leiteira, mas o plantio de feijão tem se firmado como mais um meio encontrado pelos agricultores para diversificar a renda. “O feijão é uma boa opção. Uso para consumo próprio e vendo o excedente”, afirma o produtor José Milton Marques.

Desde 2006, o extensionista Wellerson Masson mobiliza a compra em conjunto de sementes de feijão, em Paiva e nos municípios vizinhos de Oliveira Fortes e Aracitaba, conseguindo melhores preços para os produtores. Só em 2008, foram adquiridos 900 quilos de sementes, um investimento de R$ 5,4 mil. A aquisição conta com o auxílio da Emater-MG, das prefeituras e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig).

O produtor Marques participa da compra coletiva desde o início e, no ano passado, adquiriu 10 quilos de semente de feijão. “A compra em conjunto é muito boa, porque a gente sabe que a semente é de qualidade e planta sem medo”, afirma. Segundo o produtor, os gastos com plantio de feijão são pequenos. “Só adubo e mão de obra, e valem a pena, porque não há perdas, todas as sementes plantadas nascem, já que são de qualidade”, garante.

Segundo o extensionista da Emater-MG, ele também incentiva o plantio direto do feijão, com a utilização de uma máquina, a plantadeira. Com plantio direto não há o revolvimento da terra, evitando a perda de nutrientes do solo e o assoreamento dos rios, de acordo o técnico.

Concurso é destaque

As mulheres interessadas em participar do Concurso de Pratos Típicos do Feijão devem se inscrever até o dia do evento, 21 de agosto, no escritório da Emater-MG (rua Severino Aquino Toledo, nº 65, Centro), entre 7h30 e 17h30.

É importante anotar que, no dia 21, as inscrições serão estendidas até às 20h, no mesmo local. Cada candidato só poderá concorrer com um prato, doce ou salgado, com no mínimo 100 gramas.

No total, serão 15 receitas concorrentes. Os jurados vão eleger as três mais saborosas. As mulheres com receitas premiadas vão levar eletrodomésticos para a casa.

Programação

A 4º Festa do Feijão de Paiva começa às 18h, com missa em ação de graça, na Igreja Matriz do município. Segundo o extensionista de Paiva, Wellerson Masson, os destaques da noite ficam com apresentação do grupo folclórico “Marujo”, marcado para as 19h, e o 2º Concurso de Pratos Típicos do Feijão, que tem início às 20h30. “São momentos importantes. O grupo tem a chance de se apresentar, o que não acontece com frequência. Já o concurso permite que as mulheres também participem da festa”, explica Masson.

Cada produtor doou um quilo do feijão colhido para fechar o evento com uma feijoada, programada para as 21h. O restante dos ingredientes está sendo patrocinado pela prefeitura. A festa vai contar também com exposição e venda de artesanato local e produtos da agroindústria artesanal.

A entrada na 4º Festa do Feijão em Paiva é gratuita. A igreja matriz do município fica na Praça João Ferreira de Paiva. Já o Clube Municipal é na rua Ibraim Homem de Faria, s/nº, Centro.

Uma resposta

  1. A receita ganhadora deveria ser divulgada no site.
    Fica sabendo ser maravilhosa.

Deixe um comentário